Skip to content

Procedimentos de Segurança…

29 de maio de 2007

 

Algumas vezes me impressiono com os procedimentos de segurança adotados por algumas grandes empresas, e fico pensando qual a razão misteriosa para aquela atitude. Será que esse pessoal faltou a algumas aulas ou eu sou um cego e não vejo a beleza da lógica aplicada nos procedimentos? Como fui vítima de 3 destes procedimentos nas últimas 24 horas, resolvi fazer uma coletânea destas pérolas no formato de perguntas e respostas, quem sabe alguém me ajuda…

P1: O Cartão de chaves de segurança dados pelos bancos, faz a função de um segundo fator de autenticação para o Internet Banking. Nos caixas automáticos um banco começou a me pedir para usar este cartão também. Porque eu teria que ter 2 coisas diferentes + duas que sei (minha senha e as letrinhas) ?

R1: Uma funcionária do banco me confidenciou que seria útil no caso o cartão magnético seja clonado com um "Chupa Cabra".

P2: Fui ligar para reportar a perda de um catão de crédito, e o banco não aceita ligações de telefones públicos. Nem para o 0800 nem para o 4004-XXXX. Isso significa que tenho que chegar em casa para ligar? Quem paga a conta do uso enquanto eu não chego em casa e meu cartão é utilizado? E se eu estiver viajando? Seria isso para me forçar a fazer aquele seguro ridículo?

R2: <Espaço para reflexões>

P3: Um outro banco resolver gerar 3 letrinhas para que eu pudesse acessar minha conta, algo do tipo "WPY", e pediu que eu decorasse. Será que o criador deste mecanismo sabe que 95% das pessoas vão manter o papelzinho com a senha ou anotá-la em outro lugar? Seria muito difícil deixar o correntista trocar as "letrinhas"?

R3: <Mais reflexões>

P4: Eu compro uma linha telefônica por telefone, mas só cancelo enviando cópias dos meus documentos (que nem existem na operadora). Essa é uma medida de segurança ou para evitar a evasão de clientes?

R4:<Essa é fácil…>

P5: Eu assinei a TV a cabo pelo telefone, apenas passando os dados. Fui transferir para outra pessoa, mantendo o mesmo endereço e me solicitaram o envio de cópias dos documentos meus e do novo assinante por fax. Qual a finalidade disso?

R5:Quando morrer, e no além tiver acesso a todas as verdades do mundo eu cobrarei essas.

No fundo creio que existe excesso de boa vontade para desburocratizar os processos quando se trata de aumentar a receita. Neste ponto a análise de risco é sempre positiva, mas quando se trata de simplesmente simplificar a vida do cliente o risco se torna inaceitável.

From → Gestão, Infosec

One Comment
  1. Rodrigo Moreira permalink

    E para assinar um provedor de banda larga?
    Possua um nome, o cpf deste nome, um endereço qualquer e um número de conta bancária qualquer. Ligue pro provedor e siga o processo de assinatura. No próximo mês o valor do plano será descontado por débito automático na conta informada, sem qualquer pedido de confirmação pelo dono da conta. Tem coisas que não dá pra acreditar.
     

Deixe um comentário

