Skip to content

Como a ética abandonou o mundo

20 de maio de 2008

 

Lendo alguns posts na CISSP-BR comecei a pensar em como a ética tem tido seu valor cada vez mais tratado como secundário no mundo (corporativo ou não) e como o mundo tende a chamar de vencedor quem conquista as coisas materiais (cargo, salário, bens, etc) e chama de pessoa especial ou iluminada (como se seu comportamento fosse impossível para os outros mortais) os que vivem na ética. O senso comum parece nos dizer que viver na ética é não fazer algo de errado, ou algo pelo qual possa ser preso ou processado. Estamos prestes a oficializar os pequenos trambiques como ferramenta de sobrevivência. Gostaria de colar um trecho do post do Anderson Ramos que li com muita felicidade:

"Muitos dos caras que às vezes aparecem aqui na lista pedindo o envio de cópias piratas de normas (pois elas são caras né? eles não têm dinheiro pra comprar senão não conseguem sobreviver) ou a classe média que usa antivírus pirata (muito caro né, se você gastar 90 reais no Norton não vai conseguir alimentar a família), se vivessem nas condições em que vive a periferia que foi aqui injustamente generalizada em algumas colocações, fariam muito pior do que esse bandido que aparece na notícia."

Os executivos dos grandes centros comerciais do Brasil que compram os CD’s e DVD’s piratas nos camelôs, ou compram recibos de médicos e dentistas para o IR parecem estar roubando de uma entidade inexistente, alguém que não precisa daquilo (no caso gravadora, empresas de software ou o governo), assim como o aprendiz de bandido "Fábio" da reportagem do rodapé do post. As pessoas não notam que o que está em jogo não é o outro lado, mas sim o que elas mesmo estão adotando como valor. Mais de 30 anos depois, a lei de Gerson ("para quem quer levar vantagem em tudo") parece ter sido enraizada na cabeça de nossa geração, e enquanto as pessoas não perceberem o valor de uma vida ética, ainda viveremos com uma noção inválida de sucesso.

Não me limito a falar apenas dos CD’s e DVD’s piratas, mas o que vejo na política e nas corporações parecem uma extensão da falta de ética das ruas, que se acostumou a chamar de "Jogo do Poder". Projetos (de lei ou não) sendo prejudicados por políticas e interesses pessoais, pessoas favorecendo outras por interesses duvidosos, pessoas prejudicando projetos necessários à sua empresa ou nação somente para prejudicar seus líderes, etc. Essa realidade está nos governos e nas empresas e são passados sem culpa dos pais para filhos, no entanto as pessoas se chocam ao ver um "Ladrão de Galinhas virtuais" com valores morais falhos (mas não tão falhos como alguns "ricaços") admitir que não acha errado roubar algumas dezenas de reais de quem pode ter um cartão de crédito.

Hacker brasileiro relata ‘carreira’ de crimes online: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2897760-EI4795,00-Hacker+brasileiro+relata+carreira+de+crimes+online.html

Anúncios
2 Comentários
  1. Robson permalink

    Olá Fernando! Achei interessante este post sobre como a falta de ética nas pequenas coisas são refletidas em flagelos como a corrupção e os jogos políticos de interesses. Se você conhecer, eu gostaria muito de receber uma indicação de bibliografia sobre esse mesmo tema: como as pequenas infrações éticas tornam a pessoa um corrupto da pior categoria.Meu e-mail, pra onde você pode mandar essa possível indicação bibliográfica, é robfbms[arroba]gmail[ponto]com.Abs

  2. Vitor permalink

    Parabéns pelo post colega! Embora parece que a esses fatores os quais mais deveriamos buscar conhecimento, poucos assim o fazem, preferem ficar a frente de uma TV ou até mesmo do PC vendo um BBB e outros programas que nada edificam o conhecimento. Só uma questão que gostaria de saber de ti: o que é o senso comum p/ vc ?? e ética?? sendo esse ultimo um tema um tanto subjetivo, pois cada qual acha certo determinado assunto, assim o que pode ser ético a mim, pode ñ ser a vc por ex. Abordou uma questão ética e de senso comum, direcionada a pirataria, poderia abordá-la em outros aspectos do cotidiano tbm. Apenas uma sujestão pois gostei mt da maneira como apresenta seus argumentos.Td de bom..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: