Skip to content

Considerações sobre as pessoas na tragédia de Santa Catarina

1 de dezembro de 2008

 

Tempos atrás eu publiquei um artigo em meu blog que havia sido publicado inicialmente no ISSA Journal, e traduzido para o português e publicado na Risk Management Review. O Artigo tratava sobre o comportamento das pessoas em situações de calamidade, e como adequar seu plano de continuidade ao comportamento esperado nessas situações, utilizando a pirâmide de Maslow como referência.

As recentes notícias sobre a tragédia de Santa Catarina me fizeram rever os meu texto, e imaginar o efeito de tudo isso nas pessoas. Quando ouvi sobre os saques em mercados e imaginei que algumas pessoas estavam somente buscando o alimento, para garantir o nível 1 da pirâmide, ou seja, as necessidades fisiológicas. Estranhamente, o que mais me surpreendeu foi ver que grande parte dos saques foram feitos por vândalos buscando por cigarros e bebidas, e não por pessoas esfomeadas ou buscando "leite para as crianças".

Outro relato que me surpreendeu foi o de uma senhora que perdeu tudo na enchente, inclusive sua filha, e mesmo assim não para de trabalhar na cozinha de um abrigo, ajudando as outras vítimas. Mas acredito que nesta situação ela não trabalharia por dinheiro, só por amor.

Situações extremas trazem a tona os extremos da personalidade humana. Abaixo o link da reportagem sobre a senhora que perdeu tudo e o artigo original.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u472226.shtml

http://fernandofonseca.spaces.live.com/blog/cns!1A524AE85BE7A61F!265.entry

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: