Skip to content

Deuses e Dados

14 de junho de 2009

Na semana passada alguns dos colegas da CISSP-BR discutiam sobre a (in)utilidade de um futurólogo prevendo como será a segurança da informação daqui há 10 anos quando não conseguimos sequer implantar controles para as ameaças que já conhecemos há 10 anos. Acompanhei de longe a discussão e realmente não vejo mal nem ajuda imediata na futurologia.

Eis que na quarta-feira recebi um jornal “Metro” quando ia para o trabalho e percebi que o problema real e a previsão do futuro a curto prazo. Veja o que li no Horóscopo enquanto começava a me divertir com os quadrinhos:

“Mercúrio se desentende com Netuno e causa mal-entendido e falha nas comunicações. É comum a perda de objetos ou documentos. Quem utiliza computador para guardar informações importantes deve tomar cuidado com a perda de dados, que podem sem mais nem menos desaparecer”

Meu Deus! Isso foi revelador para mim. Para que tanto esforço em fazer backups!

Notem que isso foi apenas um dia depois da pane da Telefônica, pensei no “causa mal-entendido e falha nas comunicações” e percebi que tudo fazia sentido. Faltou exercitar um pouco mais a paranóia e estendê-la a o horóscopo.

O que será de nós profissionais de segurança agora, por mais que nos dediquemos a preservar a integridade dos dados basta Mercúrio se desentender com seu tio Netuno e tudo vai para o espaço. Note que Mercúrio é considerado o deus da eloqüência (talvez daí venha seu relacionamento com a comunicação) e também dos ladrões (isso deve incluir os Crackers) . Quando ainda era criança ele roubou o tridente de Netuno e o cinto de Vênus, que graças a Deus (qualquer um deles) não some com dado nenhum quando se desentende com alguém, senão seriam pelo menos três dias de agonia todo mês.

A idéia de que os deuses podem brincar com os dados me assusta. Isso me faz lembrar de um aluno que me contou que depois de perder o banco de dados de um grande órgão estatal ele estava voltando a quinta fita (de rolo) de um conjunto de backup de seis fitas, o isolamento a vácuo da leitora apresentou problema, e o rolo saiu voando através do vidro da leitora, voou pela sala e ficou estampado na parede do outro lado do CPD. Ai tem que ter o dedo de Mercúrio, pois coisa igual só vi nos filmes da série “Premonição”. Acho que isso tudo só vai contribuir para a crença popular de que os computadores possuem uma vontade própria e inexplicável, coisa bem exotérica mesmo.

Concluindo, já que lidamos com forças superiores às dos storages redundantes, tecnicamente só nos resta dar três pulinhos para são longuinho achar nossos dados, e orar para Santo Expedito para que isso aconteça dentro de nosso SLA.

Anúncios

From → Fun :-)

One Comment
  1. Ivan permalink

    huahuahuahuah eu choro de rir com astrologia e outras formas de esoterismo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: